B L O G

  • Henrique Vital

Jardim da Especulação Cósmica

Um bom projeto de paisagismo deve prender a atenção do observador, criar surpresas, causar sensações, trabalhar a percepção dos cinco sentidos. Alguns paisagistas vão mais afundo, tentando oferecer a quem usufrui do espaço uma oportunidade de ver o Universo se revelar nos traços do projeto.

Em Crawick, no sul da Escócia, a cerca de 80 quilômetros de Glasgow, o Crawick Multiverse é uma espécie de parque criado pelo paisagista e designer americano Charles Jencks.


Construído sobre os entulhos de um antiga mina de carvão, o espaço de 220 mil metros quadrados é um interessante projeto que faz referências a monumentos do período neolítico e às teorias da cosmologia moderna. O parque apresenta montes artificiais com acessos em espiral, lagos em formas de meia-lua, inscrições secretas, pequenos anfiteatros e câmaras sepulcrais.

Crawick Multiverse, além de envolver um complexo sistema de terraplanagem e drenagem, é a representação das atuais teorias sobre o Multiverso.


Apesar de carregado conceitualmente, o real objetivo do Crawick Multiverso não é desafiar correntes teóricas, questionar a possibilidade da existência Divina, ou explicar a formação do universo. Era apenas ressignificar este local degradado pela mineração, usando apenas materiais locais.


O projeto começou quando o duque de Buccleuch e Queensberry – cujos ancestrais remontam ao castelo de Drumlanrig, perto de Crawick – pediu a Jencks para recuperar o local, de sua propriedade. A paisagem era formada por montanhas, embora desfigurada pelos montes de escombros decorrentes da ação extrativista a céu aberto.

Em 2012, no início das obras, o trabalho de escavação revelou muitas pedras, que Jencks acabou utilizando para criar um cenário de rochas e montanhas esculpidas, organizados de modo a dar enquadramento para o horizonte e os movimentos do Sol.


Segundo Jencks, "uma das teorias sobre a pré-História é a de que as civilizações criavam círculos de pedras para emoldurar as montanhas mais distantes e pontos de referência cruciais. Ao mesmo tempo em que meu objetivo era retratar a cosmologia de hoje, tive em mente essa longa tradição de paisagismo".


Charles Jencks é um arquiteto e paisagista americano, conhecido como o crítico que primeiro ensaiou definir o pós-modernismo na arquitetura. Jencks é conhecido por obras de grande porte, que chamam a atenção por sua originalidade.


Modern Movements in Architecture (Movimentos Modernos em Arquitetura - tradução literal) em 1973, foi uma das primeiras obras de caráter historiográfico a destacar a variedade de experiências na arquitetura moderna - daí seu título no plural - e a promover uma análise crítica de obras da segunda metade do século XX, que foram realizadas por arquitetos da chamada "primeira geração".


Trata-se de uma das primeiras obras que deram relevância à arquitetura pós-moderna, embora este tema tenha ganhado ainda mais relevância a partir de obras posteriores de Jencks - sobretudo depois da publicação, em 1977, de "The Language of Postmodern Architecture".


Morando na Escócia há várias décadas, se instalou perto de Dumfries, a cerca de 50 quilômetros de Crawick, bem no meio de um lugar que batizou de Garden of Cosmic Speculation ("Jardim de Especulação Cósmica" - tradução literal).

O projeto contempla um vasto jardim com pátios circulares, espelhos d'água e esculturas ornamentais metálicas simbolizando vários tratados científicos.


Os pátios mimetizam deformação criada no espaço-tempo pelos buracos negros, enquanto as esculturas representam as formas helicoidais do DNA e os lagos ilustram os fractais matemáticos. Por ser uma propriedade privada, o jardim é aberto à visitação só uma vez ao ano e o dinheiro arrecadado é doado para o Maggie’s Centres, uma instituição que ajuda pessoas com câncer e que foi construída em homenagem à última esposa de Jencks — Maggie Keswick Jencks.


14 visualizações

© 2014-2020 POR HENRIQUE VITAL

LUGAR VITAL

  • Facebook Vital Paisagismo
  • Instagram Henrique Vital
  • Linkedin Vital Paisagismo

contato@lugarvital.com     +55 11 948-320-420